sábado, 24 de outubro de 2009


ENTREVISTA EXCLUSIVA

Para quem não conhece ainda a banda Galápagos, expliquem como vocês se juntaram e formaram a banda?


Em um verão qualquer, o HD e o Bernardo se juntaram com o Pedro na praia e compuseram a primeira música sugestivamente chamada "Rockstar". Isso os impulsionou para os primeiros ensaios plugados e valvulados e foi quando o HD conheceu o Fernando no estúdio do Nickers, da Nickelodeon. Depois de arranjar um baterista, essa banda precisava de um vocalista. Aí, depois de muitos testes, pela internet conhecemos o Erlan! No teste dele rolou um estalo na hora! Esse era o cara que estávamos procurando.

E como surgiu o nome da banda?

O nome da banda é sempre algo muito complicado e não foi diferente pra nós. Ficamos em dúvida sobre alguns nomes que acabaram entrando em votação na nossa comunidade do Orkut. Não queríamos nomes estrangeiros ou siglas. Eu, Fê, sugeri "Galápagos". Eu achei essa palavra muito poética e ela simplesmente brotou na minha cabeça quando estava tomando banho. Acho que foi inspirada numa música do Led Zeppelin que chama "Gallows Pole". O nosso antigo vocalista, Chico, sugeriu "Altiplano" por causa de uma viagem que ele fez. Já o Américo sugeriu "Corredor X". Pra quem não sabe, é o vilão do Speed Racer. De certa forma, ainda bem que a galera escolheu "Galápagos". O Chico acabou saindo da banda e "Corredor X" poderia acarretar problemas com direitos autorais, como aconteceu com o Jota Quest que antes se chamava J. ("Jay") Quest em alusão ao Johnny Quest.

A internet foi de grande ajuda para divulgar a banda né? Como foi que vocês caíram na graça dos internautas? Vocês fizeram um trabalho em cima disso?

Com certeza. A internet é o caminho mais rápido pra sua música chegar às pessoas. Além de você bombardear a galera com links e convites pra shows, é necessário responder à eles, mostrar que você está próximo. Afinal, esse é o intuito dessas redes de relacionamento: Encurtar distâncias.

Vocês escreveram todas as músicas do repertório da banda? Como é o processo de composição?

Sim, nós mesmos escrevemos. E um lance muito bacana dessa banda é que todos compõem. Alguns gostam de fazer a letra primeiro e depois colocar a melodia. Outros, ao contrário. De qualquer forma, cada um apresenta suas músicas e os outros cooperam no resto, adicionando seus instrumentos pra completar o arranjo.

Qual letra da banda Galápagos é a mais significativa para vocês? Por que?

Ah, isso é muito difícil falar. Todas as nossas músicas são como filhos, não tem como gostar mais desse ou daquele. Talvez cada um se identifique mais com a sua própria composição.

Queria saber da trajetória de vocês. Todos tiveram outras bandas antes? Se sim, o que a banda agora teve de diferente das outras para ter vingado?

Fê:
Eu tive duas bandas e acho que a maior diferença está no comprometimento dos outros membros. Comprometimento com ensaio, divulgação, shows, criação... No Galápagos todo mundo corre atrás do seu jeito, mas com um objetivo em comum.

Bernardo: Nunca tive outra banda. Esses "moleques" são os primeiros e vão ser os únicos com quem vou poder viver esse sonho e passar o resto da vida.

Vocês todas gostam das mesmas bandas? Ou rola uma mistura de influências entre os integrantes?

Ainda bem que não! É muito importante numa banda você ter influências diferentes pra fazer um som original!

Quais outras bandas e artistas que você gostaria de também citar como influências?

No Galápagos a mistureba nem sempre é refletida no nosso som, mas nos nossos MP3 players vocês sempre vão achar John Mayer, Beatles, AC/DC, Skank, Paralamas do Sucesso, Cazuza, Incubus, Paramore, Foo Fighters, Charlie Brown Jr...

Agora, contem para nós um segredo que nem seus fãs ainda sabem! Qual música ou banda que cada um de vocês gosta, mas tem vergonha de admitir que ouve?

Fê:
Chris Isaak - Wicked games (Baita música brega, mas é um clássico inegável!)

Bernardo: The Wonders - That thing you do (Eu acho o máximo, mas tem gente que zoa...)

Vocês são novos, mas já têm uma boa experiência de shows. Teve algum episódio engraçado que vocês sempre se lembram e gostariam de compartilhar com os fãs?

Com certeza foi o de Andrelândia! Foi o primeiro show que fizemos fora do estado de SP. O motorista da van tinha uma idéia meio vaga de como chegar lá e a viagem que era pra durar umas 4 horas, duraram 10! Assistimos DVD's, ouvimos CD's, dormimos, acordamos, dormimos de novo, e a cidade não chegava nunca! Isso numa van meio apertada com outras pessoas, malas, equipamentos... Mas valeu muito a pena! Queremos muito voltar, mas da próxima vez com um caminho mais rápido... (rs)

Para encerrar quais são os planos para o final de 2009? Já pensam em gravar alguma novidade?

Sem dúvida! Gravações novas estão por vir em 2010 entre outras novidades. Vamos estourar champagne no reveillon agradecendo à todos que nos conheceram, foram aos nossos shows e fazem um trabalho de divulgação tão forte quanto o nosso.

Mande um recado para os fãs da banda.

O sonho começa a se tornar realidade e só será alcançado graças à todos vocês. Vimos nossos heróis da música passando por tudo isso e temos certeza, chegou a nossa vez. MUITO OBRIGADO! "TÂMO JUNTO"!